Entenda a Importância do Posicionamento de Marca para seu Negócio.

POSICIONAMENTO PARA NEGÓCIOS

Entender o que é posicionamento de marca e como isso pode trazer inúmeras vantagens ao seu negócio. Veja mais sobre o que é, e acompanhe exemplos de empresas fortes e consolidadas pra entender um pouco do que as levou tão longe.

O que é um bom posicionamento?

Como você quer que sua marca seja reconhecida pelos consumidores? Essa é a premissa que define o posicionamento.

Num mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que as empresas se posicionem para se diferenciarem dos concorrentes, conquistando a mente e o coração do público.

Pode ser definido como sua empresa é lembrada e percebida pelo público. Faz parte das estratégias e é essencial para aumentar o número de clientes e a receita mensal.

O foco é a percepção do consumidor, que vai além dos seus produtos e serviços. Apesar de serem importantes, é o posicionamento correto que fará com que eles se apaixonem, voltem e comprem mais do seu negócio.

Para alcançar isso, é crucial se diferenciar dos concorrentes continuamente. Empreendedores devem ter clareza sobre os valores da empresa e como eles a diferenciam de outros players.

 

Perguntas Fundamentais para Construção do Posicionamento:

      1. Quem é o seu público?

      1. Quais são suas dores, necessidades e preferências?

      1. Qual é a sua proposta de valor?

      1. Quais são seus diferenciais?

      1. Como você quer que a marca seja reconhecida no mercado?

    Faça pesquisas constantes e ajustes contínuos que interliguem os valores e percepções da empresa com os do público.

    Como Fazer Posicionamento de Marca?

        1. Pesquisas e mais Pesquisas Pesquisas são indispensáveis para toda marca que deseja crescer. Analise não só o público, mas também os concorrentes. Veja quem são, o que fazem e como se posicionam. Avalie como seus produtos se diferenciam dos deles para superá-los e se tornar a primeira opção para sua persona definida.

        1. Pense nos Valores da sua Empresa Definir os valores do negócio é crucial. Valores bem delineados simplificam decisões estratégicas e a montagem da equipe.

        1. Valorize seus Diferenciais Seja sempre autêntico! Incorpore os valores pré-estabelecidos nos seus produtos, serviços, campanhas e ações, criando experiências únicas para o público-alvo.

        1. Seja Consistente até nos Ajustes Esporádicos Consistência é a palavra-chave do posicionamento de marca. Consumidores estão em constante movimento, por isso, marcas não podem ficar estagnadas. Acompanhe notícias e tendências, agregando o que faz sentido às ações do seu empreendimento.

      Essas ações trazem benefícios como aumento da visibilidade da empresa, melhoria na percepção dos clientes, aumento do reconhecimento da imagem no mercado e incremento nas vendas.

      Exemplos de sucesso

      Starbucks
      Um exemplo notável de uma marca que conseguiu estabelecer um posicionamento sólido e reconhecido globalmente. A empresa não se limita a vender café, mas sim a oferecer uma “experiência Starbucks”. Seu foco na criação de um ambiente acolhedor, aliado a um compromisso com a sustentabilidade e a qualidade, alinha-se perfeitamente aos valores da marca e às expectativas dos clientes. A Starbucks investe em inovação contínua, desde a oferta de novos produtos até o uso de tecnologia para aprimorar a experiência do cliente, mantendo-se relevante e competitiva no mercado.

      Natura A Natura é uma das maiores marcas brasileiras e a maior empresa de cosméticos do país. A marca passou por um rebranding focado na humanização, valorização da natureza, inovação e sustentabilidade, alinhando-se a valores de um mundo mais justo, equilibrado e bonito.

      Nike A Nike é conhecida mundialmente por seus produtos esportivos que unem conforto e durabilidade. A empresa foca em parcerias de sucesso com grandes estrelas do esporte e investe em alternativas para melhorar a experiência do consumidor, como provar roupas e calçados no site oficial.

      Magazine Luiza A Magazine Luiza é lembrada de maneira positiva pelo público brasileiro. A empresa possui valores claros e posicionamentos assertivos que vão de encontro aos do consumidor, demonstrando preocupação com as necessidades dos consumidores e funcionários. A marca acompanha novidades e assuntos em alta, como a doação de R$10 milhões em combate ao coronavírus no início da pandemia.

      Entende como o posicionamento é indispensável para o seu negócio crescer? Mas ainda há muitos outros detalhes que permeiam expansão de um negócio, além do notável.

      Posicionar sua marca de forma estratégica no mercado é o primeiro passo para conquistar a mente e o coração dos consumidores. Uma identidade forte e bem definida diferencia sua empresa da concorrência e cria uma conexão emocional com o público, que se traduz em lealdade e confiança. Não deixe sua marca passar despercebida; invista em um posicionamento que reflita seus valores e faça com que sua empresa seja lembrada e escolhida pelos consumidores.

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